NOTÍCIAS

22/09/2016

Hospitais VITA recebem certificação 3M

Por Vita

Programa reconhece instituições e profissionais pelo trabalho de prevenção e foco na cultura da "pele íntegra"

O trabalho de prevenção e foco na cultura da "pele íntegra" trouxeram ao VITA Curitiba e ao VITA Batel mais um reconhecimento importante: a Certificação Diamante Prime em Prevenção de Lesões de Pele do Grupo 3M. O programa educacional idealizado pela multinacional conta com uma série de critérios a fim de estimular a prevenção de lesões e o uso correto das novas tecnologias e produtos da área hospitalar, desenvolvendo um novo cenário de práticas de enfermagem no País. Dos 7 mil hospitais brasileiros, apenas 58 são certificados pela 3M, sendo que três desses ficam no Paraná – incluindo as duas unidades do Grupo VITA.

Para receber a certificação, os profissionais envolvidos no programa ficam atentos à prevenção de lesões por umidade (em especial a dermatite associada à incontinência – DAI), lesões por fricção (comuns em idosos e também conhecidas por Skin Tear) e adesivos médicos, além das lesões por pressão. Precisam, ainda, desenvolver uma série de protocolos a fim de apresentar evidências de resultados clínicos e de uso correto da tecnologia, conforme diretrizes nacionais e internacionais, incluindo o uso de higienizador profissional a seco. “No momento em que você previne uma lesão você traz mais qualidade de vida ao paciente, diminui custos de tratamento e internação”, destaca a enfermeira e gerente de contas no Paraná do Grupo 3M, Francielle Grigoletto.

O reconhecimento reafirma a preocupação dos hospitais VITA com a qualidade do atendimento e a segurança assistencial. “Esta é a terceira certificação consecutiva do VITA Curitiba e a sexta do VITA BATEL. O resultado dos indicadores fortalece nossas equipes e instituição”, declarou a superintendente das duas unidades VITA em Curitiba, Neidamar Fugaça.

A gerente de enfermagem, Claudimeri Dadas de Oliveira, ressalta que “ninguém faz prevenção sozinho e que a certificação mostra o empenho das equipes e o comprometimento dos profissionais que formam o corpo de enfermagem VITA, sempre priorizando o detalhe e a humanização no atendimento”. Segundo ela, nos dois hospitais existem comissões que cuidam especificamente deste tema, as chamadas Comissões de Pele. As comissões são constituídas por uma equipe multidisciplinar que possui embasamento e referencial teórico cujo o objetivo é o acompanhamento dos pacientes com risco de desenvolver lesão por pressão.

As auditorias de recertificação ocorreram no primeiro semestre deste ano e a divulgação dos resultados foi realizada no 4º Congresso Internacional de Prevenção de Lesões de Pele – Interpele 2016, em São Paulo. Cerimônias locais de Certificação foram realizadas esta semana nas unidades VITA, em Curitiba. Os eventos contaram com a participação de colaboradores de diversas áreas de enfermagem e foram marcadas pelo compromisso e desafio de manter a certificação em 2017.

Sobre o Hospital VITA

A primeira unidade do Grupo VITA no Paraná foi inaugurada em março de 1996, no Bairro Alto, e a segunda em dezembro de 2004, no Batel. O VITA foi o primeiro hospital brasileiro a conquistar, no início de 2008, a Acreditação Internacional Canadense CCHSA (Canadian Council on Health Services Accreditation). A certificação de serviços de saúde avalia a excelência em gestão e, principalmente, a assistência segura ao paciente.

O Hospital VITA possui a certificação de serviços de saúde que avalia a excelência em gestão e, principalmente, a assistência segura ao paciente. Possui também o nível de excelência na certificação nacional da Organização Nacional de Acreditação (ONA) e é um dos hospitais multiplicadores do Programa Brasileiro de Segurança do Paciente (PBSP). Ele visa disseminar e criar melhorias inovadoras de qualidade e segurança do paciente. Integra também o grupo de hospitais da Associação Nacional de Hospitais Privados – ANAHP.

O VITA oferece atendimento 24 horas e é referência nas áreas de cardiologia, cirurgia geral, neurologia, cirurgia bariátrica, medicina de urgência, urologia, terapia intensiva, traumato-ortopedia e pediatria. Além disso, dispõe de um completo serviço de medicina esportiva, prestando atendimento a atletas de diversas modalidades; serviço de oncologia; Centro Médico e Centro de Diagnósticos.

Para garantir um alto nível de qualidade nos serviços prestados aos pacientes, o VITA tem investido em ampliação da infraestrutura, tratamentos com equipes multidisciplinares, modernização dos equipamentos, humanização no atendimento, qualificação dos profissionais e segurança assistencial.